"Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz..."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A luz das Mulheres




Em uma reunião do cosmos: Deus observando que o Sol estava quase sem energia, perguntou preocupado: - Por que derramas lágrimas ultravioletas, não percebe ser uma estrela de quinta grandeza, e que nada em todo o universo possui mais luz e energia que você?

O Sol com sentimentos de obscuridade, confessou em tom completamente vergonhoso: - Tenho inveja do calor e da energia das mulheres quando decidem brilhar.


Hoje é sinônimo de vitória a mulher dizer que conseguiu seguir uma carreira profissional, que conquistou sua independência, direitos para votar e verdadeiramente fazer parte da construção da nossa sociedade. Outros grupos feministas - com um certo machismo - enchem a boca para dizer que as mulheres são capazes de fazer tudo o que um homem faz. Isso por um lado é verdade, as mulheres fazem coisas que homem nenhum tem capacidade para fazer e, ainda, fazem várias coisas melhores que os homens nas ditas profissões "Pra Macho". Mas é inclusive esse fator de igualdade que preocupa e assombra a sociedade em tempos modernos, o homem tem uma capacidade elevada de só fazer besteira.


Podem jogar pedras e dizer que tenho um pensamento conservador e retrógrado e, que sou daqueles que deseja uma mulher em casa, sob o autoritarismo do homem, sem direitos a avançar e a escolher, mas isso é um disparate. Penso sim naquela mulher em casa preocupada com a vida familiar, mas isso não quer dizer que esteja presa sempre à cozinha, costuras e bordados. Na verdade, pra mim, cárcere mesmo é essa vida que o mundo capitalista lhe oferta, sempre preso ao cotidiano e ao sonho de querer ser esse conceito, já cultural, de uma pessoa "bem sucedida".


Que tal aquela mulher a instruir o lar pela educação, com tempo livre para passar para seus filhos os melhores valores, fazer crochê e cozinhar também, por que não? Há algo mais gostoso do que a comida da mamãe? E o crochê, verdadeira obra de arte. Toda maravilhosa receita esconde grandes segredos.


Hoje, na sociedade moderna (com as mulheres saindo de casa para cada vez mais se "profissionalizar"), muitas delas estão terceirizando seu papel de mãe. A culpa em boa parte é do Capitalismo Selvagem (que cada vez mais demanda mão de obra e oferece mais consumo), a outra parcela se esconde entre os desejos e ambições de cada um.


Sei que é muito difícil, tanto a decisão de trabalhar fora, como a de equilibrar trabalho com vida particular, mas já é normal "mamãe" de carteira assinada, aposentada e tudo. É como diz a poeta Lya Luft em O Rio do Meio "Seria preciso dividir cada mulher em três: uma que corresse para o trabalho, outra que tomasse providência para sua família, e uma terceira que escapasse para a beira do lago assistindo quieta ao pôr do sol." Mas será isso mesmo possível? Acredito que sim, mas isso me faz pensar que para ser mulher é preciso ser três vezes melhor do que os homens, tanto pela desigualdade em oportunidades como por todo sofrimento e opressão herdado. Será que é necessário mesmo ser três vezes melhor que o homem para possuir igualdade? Agora já acredito que não, pois jamais vai existir igualdade entre ambos, "A pior forma de desigualdade é tentar fazer com que coisas desiguais sejam iguais" já bem lembra essa frase atribuída a Aristóteles. E parece que é isto mesmo que está acontecendo nos dias de hoje, cada vez mais as mulheres - que eram para estar sendo requisitadas em trabalhos criativos - estão sendo usadas em trabalhos braçais.


E o homem, qual é seu papel nesse caminhar das mulheres? Os homens devem e necessitam deixar o caminho aberto para as mulheres, pois é somente delas o néctar do mais gostoso perfume e a leveza da mais incrível sensibilidade. Enquanto o homem planta uma árvore e faz um filho, adivinha quem rega a árvore e cuida do filho? A mulher é claro.


Toda vez que nós homens tentamos aprender com as mulheres, evoluímos em todos os aspectos, seja no ambiente familiar, profissional ou social. Agora, quando elas veem os homens com uma visão de ambição, almejando chegar aonde os homens chegaram, acabam simplesmente dando murro em ponta de faca, pois o homem já caminhou muito rumo ao seu destino, só que pelas causas e pelos efeitos devastadores, parece que seu destino é o fim do poço. SOMENTE AS MULHERES PARA NOS TIRAR DESSA PROFUNDA CACIMBA.




5 comentários:

  1. Gostei do post, mas em qual livro de Aristóteles se encontra essa frase? E a citação lá em cima, adorei a fala do Sol, quem é o autor dessa frase?

    Henrique Gaspar

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique... Resgatei essa frase de um amigo virtual em um maravilhoso blog "O Jardim". O Raul (autor do blog) que é professor de filosofia, menciona que nunca encontrou essa frase em qualquer livro de Aristóteles, mas mesmo assim atribui a frase ao filósofo grego. Achei a citação profunda e adequada ao caso, por isso copiei e colei aqui.

    A fala do sol é de minha autoria, apenas coloquei em forma de diálogo pra ficar mais apimentado.

    Amplexo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Hugo. Perfeita a sua reflexão. Você mandou muito bem. Gostei muito da citação da Lya Luft. Tô lendo um livro dela maravilhoso: Múltipa Escolha. Obrigado pela visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Hello, Hugo. Que belo texto.
    Voce consegue criticar o universo feminino sem perder o romantismo. Achei muito lindo a confissao do sol, nao conhecia essa sua admiraçao por nós.
    vc sumiu, trocou de turno?
    abracos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Fabrício, Fico muito feliz com sua presença. Seja bem vindo sempre, "este" espaço é de todos nós

    Olá, Patrícia. Troquei não, apenas não fui nessa primeira semana de aula. Prolonguei minhas férias académicas. hauhuhuha

    Obrigado novamente pela sua visita. Você já é de casa.

    ResponderExcluir