"Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz..."

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Intriga entre irmãos




"Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós" Imperatriz Leopoldinense - RJ (1989)




Oh liberdade! Sempre procurada e almejada Liberdade, onde está você? Procuro-lhe entre os seres mas não a encontro, me vejo olhando o espaço para que, quem sabe um dia, venha a te ver pairando e vagando sobre o ar para que possa te pegar, mas novamente sempre a mesma decepção. Queria te conhecer, já ouvi falar muito bem de você e adoraria te ver, mas se por acaso ou coisa do destino venha a te avistar, já não saberei quem é, pois não a conheço e nem sei como venha a aparentar, mas sei que se assemelha às sombras, manchas escuras sem importância para o olhar míope das pessoas, mas que escondem ou revelam os grandes mistérios da vida, essas sombras que são escravas daquilo que lhes projeta, mas não as obedecem em tudo, podem até se rebelar e vir a ter uma vontade autônoma, uma alma.


Conheço seu irmão, o gigantesco sempre aparece por aqui, e ele é forte e tem uma dimensão enorme, nem parece que é seu irmão mais novo, ou será mais velho? Sei lá. Ele veio chegando como quem não quer nada, com aquela conversa de que é aliada dos oprimidos e que não aceitava qualquer tipo de cárcere sobre quem quer que seja. Que é totalmente livre e deseja que todos sejam também livres. Sua fama de charlatão não demorou muito para se mostrar para toda a gente. O problema era que quase todos já estavam hipnotizados com sua conversa fiada, em verdade, dizia não depender e não se prender a nada para viver. Estimulava as pessoas a quererem ser igual a ele, dessa forma aprisionando todos em seu poder.

Confesso que por onde quer que eu ande não fico mais me perguntando onde está você Liberdade, pois como disse não sei quem és, logo, se te visse não saberia se tratar de você. Fico agora perguntando para seu irmão, ele como é da sua família deve saber por onde você perambula. O problema é que ele não conta nada, talvez tenha ciúme de você. Ele não fala nada e ainda tem raiva se alguém pergunta por você, apenas uma pista ele deixou, que é diferente de você, mas que mesmo assim ainda não dá pra saber quem verdadeiramente é você, todavia dá pra compreender que com seu irmão não há nenhuma semelhança em viver. Chegou e disse que é filho do Amor, mas se esqueceu de falar que o Amor vive um eterno romance com o Ódio, ou uma absoluta indiferença recíproca. E falou também que nasceu em berço de ouro, e que seus sonhos e desejos eram herdados pelos seus pais como a coisa mais importante e valiosa na vida. Foi aí que eu percebi que além de ser ciumenta é egoísta, era livre para sonhar, só que com isso passava por cima dos sonhos dos outros para se efetivar e sonhar mais adiante.

Outro dia discursando em público, um garoto veio perguntar sobre seu irmão novamente, perguntou como era o berço da liberdade. Não demorou a falar, pois quando é para difamar seu irmão, ele não economiza palavras. Disse que a liberdade é aprendiz e inocente, que ainda não saiu das fraldas e não tem capacidade para tomar nenhuma decisão, pois nasceu acorrentada, escutando que durante seu caminhar teria de limitar seus desejos e sonhos, e que esses deveriam respeitar os desejos e sonhos dos outros, e quando estes sonhos alheios viessem a ser limitados pelos seus, deveria recuar com os seus. E continuou a discursar para toda a gente em tom empolgante: "O que há de livre nisso minha gente, meu irmão nunca foi livre e nunca será, é esse conceito de ser livre que vocês querem em suas vidas? Um livre imaginário, fictício e lendário!" - A praça enchia de jovens alucinados com cartazes a favor desse Caos maquiado de felicidade. Foi quando em meio a essa orgia surgiu um menino corajoso e suas palavras repercutiram como um tapa na cara do Caos - A liberdade cresce e aventura-se mesmo nascendo em berços prisionais, e suas asas são inúteis e corrosivas por si só. É necessário para ser livre fugir da gaiola - e que ele, o Caos - é livre, mas cheio de ilusão, pois usa isso para fugir da realidade, a Liberdade não, é livre, mais possui um seu pé preso a realidade.


É necessário diferenciar Liberdade de Caos, para saber qual realmente você deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário